terça-feira, julho 18, 2006

PESQUISANDO


A uva
Um vinho para ser considerado varietal, ou seja ter o nome de uma só uva estampada na garrafa deve ter pelas Leis do Brasil no
mínimo 67% dessa uva em sua composição
A uva, matéria prima do vinho, é o fruto da videira ou vinha, planta que possui a seguinte classificação na sistemática botânica:
ORDEM: Ramnidea
FAMÍLIA: Vitacea
SUB-FAMÍLIA: Ampelidea
GÊNERO: Vitis
SUB-GÊNERO: Euvitis
ESPÉCIES: Vitis vinifera, V. rupestris, V. aestivalis, V. labrusca, V. riparia, V. cinerea, etc.
TAÇAS DE VINHOS
O ideal é que a taça seja de cristal liso, fino e incolor. Para os vinhos brancos, as taças devem ter o formato de tulipa, com a boca mais estreita, para preservar os aromas finos e delicados dos vinhos.
Para os vinhos encorpados, que necessitem respirar muito para liberar toda a sua potência, os copos de bocas largas e bem bojudos são os mais indicados. Esse tipo de taça será ideal para que o vinho dance no cálice em um movimento que lembre a “dança de uma valsa”. Para que isso aconteça de forma correta, não encha a taça acima da metade da sua capacidade.
As taças para beber espumantes devem ser altas e estreitas para facilitar a produção contínua de bolhas finas. Em taças largas há uma efervescência mais intensa com maior perda de aromas.
Tenha cuidado com a limpeza dos copos. Use pouco detergente e lave-os muito bem para evitar o acúmulo de resíduos. Tenha o hábito de cheirar as taças antes de uso e não utilize as que estiverem com algum odor que prejudique a degustação. As taças devem estar isentas de qualquer cheiro.

Entrei no PA para fazer uma mudança no sidebar tipos de uvas ,li meus e mail e pesquisei essas 2 curiosidades que achei interessante colocar no blog.

Um comentário:

NTE São Bento do Sul/SC disse...

Oi jamir...
Adorei o que você escreveu aqui no seu blog. São novidades sobre vinhos, copos e tudo mais... Você poderia postar isso como curiosidades...Não achas?
Beijão
Vivi