quinta-feira, março 06, 2008

4º BIMESTRE

Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
Produzir e articular textos diversos, considerando
aspectos da intertextualidade.
Utilizar coesão e coerência na produção
e interpretação de textos de diferentes tipos.
Empregar indicadores para fazer antecipações
e inferências em relação ao conteúdo de textos diversos
(tipo de portador, características gráficas, estilo do autor
ou conhecimento do gênero) e à intencionalidade.
Aplicar a escrita como recurso de estudo: tomar notas,
compor textos coerentes a partir de trechos oriundos
de diferentes fontes, fazer resumos, contextualizando
itens da gramática formal e funcional.
Usar o dicionário sistematicamente, com ajuda,
como suporte na elaboração, revisão e criação de textos
(orais e escritos).
Articular a busca de informações/pesquisa,
consultando fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias), com orientação do professor, uso
de diversos acervos e biblioteca.
Utilizar recursos eletrônicos para o registro
de situações de comunicação oral e escrita tanto
para documentaçã
o como para análise.
Utilizar textos extraverbais com códigos
não lingüísticos (formas, cores, sons, gestos).
Conteúdos:
Textos de gêneros diversos: convite, teatro /
dramatização, diário pessoal, história em quadrinhos.
Intertextualidade.
Itens da gramática formal (na leitura e produção
de textos):
Discurso direto e indireto.
Por quê ? Por que...? porque, porquê (diferentes
usos e grafias).
Verbos: 1ª, 2ª e 3ª conjugações.
Tempos verbais: presente, passado e futuro.
Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
(aprofundamento).
Dicionário (uso sistemático).
Pesquisa.
Produção e leitura: textos para dramatização.

Matemática
Objetivos específicos:
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
utilizando conceitos e técnicas convencionais da divisão.
Estabelecer relação entre multiplicação e divisão.
Identificar regularidades na seqüência numérica
para nomear, ler, escrever, comparar, ordenar, compor
e decompor números naturais até centena de milhar.
Efetuar adição, subtração, multiplicação e divisão
por meio de estratégias pessoais e técnicas
convencionais na resolução de situações-problema.
Analisar e comparar diferentes estratégias de cálculo.
Reconhecer números decimais em situações
do cotidiano.
Ler, escrever, comparar e ordenar um número decimal.
Empregar conceitos e procedimentos de cálculo
mental e escrito para resolver situação-problema
envolvendo números decimais.
Reconhecer a unidade monetária brasileira (real)
e distinguir cédulas de moedas.
Empregar procedimentos de cálculo mental e escrito
para resolver situações-problema envolvendo preços,
pagamentos e troco de cédulas e moedas.
Desenvolver estratégias de verificação e controle
de resultados pelo uso da calculadora.
Reconhecer, representar e calcular o perímetro
de alguns polígonos, a partir de situações concretas.
Interpretar tabelas e gráficos na resolução
de situações do cotidiano.
Conteúdos:
Divisão:
Exata e não exata.
Divisor com 2 algarismos.
Sistema de numeração decimal até 999999:
Centena de milhar.
Valor posicional.
Operações:
Adição.
Subtração.
Multiplicação: multiplicador com 1 e 2 algarismos.
Divisão: divisor com 1 e 2 algarismos.
Números decimais (até décimo):
Leitura.
Escrita.
Adição.
Subtração.
Sistema Monetário.
Perímetro.
Leitura de gráficos e tabelas.

História
Objetivos específicos:
Analisar a construção da trajetória de movimentos
de libertação da expressão e da organização
político-econômica.
Compreender que as melhorias nas condições
de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos
e tecnológicos, as transformações socioculturais,
são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, ainda
não usufruídos por todos os seres humanos e, dentro
das possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.
Compreender o crescimento urbano da cidade
vinculado a expansão turística e a importância da mão-deobra.
Situar os principais acontecimentos políticos, sociais,
econômicos e culturais atuais.
Identificar a participação de grupos catarinenses que
lutavam no passado, por suas causas políticas, sociais,
culturais, étnicas, religiosas e econômicas.
Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar
a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito
dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento
da democracia.
Conteúdos:
Santa Catarina e século XX.
A defesa dos direitos dos trabalhadores: o sindicalismo.
Expansão urbana da cidade: construção dos canais,
transportes, comunicação, serviços públicos, comércio,
surgimento de novos bairros.
Década de 50: turismo e migração nordestina..
Santa Catarina: atualidades.
Cultura catarinense (teatro, grandes construções,
pontos turísticos, personalidades, vultos santistas).
Roteiro histórico de Santa Catarina.

Geografia
Objetivos específicos:
Identificar os diferentes meios de transporte
de Joinville, bem como as principais vias de circulação
que ligam a cidade com os demais municípios do Estado
de Santa Catarina.
Estabelecer diferenças entre o transporte rural
e o transporte urbano.
Reconhecer a importância dos meios de transporte
para o desenvolvimento das comunidades.
Reconhecer a influência dos meios de comunicação
nos hábitos de consumo e desenvolver uma consciência
crítica diante dos produtos consumidos.
Reconhecer a importância do meio de comunicação
na aproximação das pessoas e das comunidades.
Identificar os serviços públicos mantidos pelo governo
municipal, relacionando-os às suas finalidades.
Concluir que a população deve participar na solução
dos problemas da comunidade local.
Reconhecer as formas de administração municipal e
estadual, destacando a representatividade e a cidadania.
Conteúdos:
Meios de transporte (urbano e rural) e de comunicação
(jornal, TV, rádio, outros) da região:
Serviços do Município: saúde, educação,
abastecimento de água, saneamento básico, energia
elétrica e programas assistenciais.
Movimentos populares.
ONGs e associações (de bairro e beneficentes).
Aspectos políticos (poder legislativo, executivo
e judiciário):
Administração do Município.
Administração do Estado.

Ciências
Objetivos específicos:
Pesquisar em diferentes fontes (revistas, jornais, leitura
de imagens) a utilização e as conseqüências da utilização
de materiais obtidos por diferentes processos.
Reconhecer a atmosfera com a camada de ar que
envolve a terra.
Identificar alguns elementos que compõem o ar
(oxigênio, gás carbônico).
Constatar a existência do ar em elementos vazios.
Reconhecer que o vento é o ar em movimento.
Verificar a relação entre are a queima dos materiais.
Compreender que é impossível criar energia e que,
quando necessitamos de algum tipo de energia, devemos
obtê-la utilizando alguma forma de energia já existente
na natureza e que pode ser transformada.
Observar e identificar no ambiente as diferentes formas
de manifestação de energia (luz, calor, eletricidade e som).
Identificar os efeitos do calor na vida diária.
Verificar que tanto a matéria quanto a energia podem
ser transformadas para oferecer variadas utilidades,
por meio de recursos tecnológicos.
Constatar que a matéria e a energia são imprescindíveis
na vida do homem e reconhecer que são recursos
que os seres humanos utilizam em suas atividades.
Perceber que, o homem busca tanto a matéria quanto
a energia, de acordo com os recursos de que pode dispor
no ambiente.
Comparar e classificar equipamentos, utensílios,
ferramentas, relacionando o seu funcionamento à utilização
de energia, para se aproximar da noção de energia como
capacidade de realizar trabalho.
Reconhecer e nomear fontes de energia que são utilizadas
por equipamentos ou são produtos de suas transformações.
Reconhecer que para nos mantermos vivos, temos
que nos alimentar e que nosso organismo retira a energia
dos alimentos.
Observar os combustíveis usados nos transportes
e para o preparo e fabricação de alimentos.
Conhecer atitudes e providências contra acidentes
causados pelo fogo, pelo calor e pela eletricidade.
EFCiclo 1-3ª serie Ok.pmd 46 16/03/04, 15:07
Conteúdos:
Atmosfera e ar.
Principais elementos de composição do ar.
O movimento do ar.
Ar e combustão.
A energia no planeta.
Formas diferentes de energia (térmica, luminosa,
elétrica, solar, dos combustíveis, eólica).
Transformações da energia (luz, calor) e seus efeitos.
Utilizações da matéria e energia pelo homem.
Alimentos como fonte de energia.
Prevenção de acidentes.
Buscar, coletar, organizar e registrar dados por
intermédio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas,
listas, textos etc.

Ensino Religioso
Objetivos específicos:
Adotar no dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação, tolerância e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Desenvolver espírito de participação adquirindo critérios para a formação de seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania;
Perceber o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
Conteúdos:
Valor da religião na vida das pessoas;
Socialização de dados coletados;
Interpretação e comparação das diferenças entre vários tipos de textos escritos e orais: parábolas, mitos, histórias;
Diálogo inter-religioso;
Valorização da troca de idéias e opiniões;
Cooperação;
Autoconfiança;
Autoconhecimento;
Auto-estima;
Adoção de atitudes de repúdio às discriminações;
Questionamento da realidade que o cerca;
Adoção de atitudes de solidariedade, justiça, valorização das amizades;
Reflexão sobre a responsabilidade de cada um na sociedade;
Reflexão sobre as desigualdades de oportunidades em nossa sociedade.
Comemoração do natal.

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