quarta-feira, março 05, 2008

2º BIMESTRE

Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
Perceber e utilizar o sistema de coesão e coerência
textual em textos diversos.
Contextualizar itens da gramática formal e funcional
(pontuação, ortografia, pronomes) a textos de diferentes
gêneros literários.
Utilizar o sistema ortográfico da língua escrita,
percebendo o estabelecimento das regularidades
(inferência de regras) e a constatação de irregularidades
(ausência de regras).
Indicar, por meio de vírgulas e outros sinais
de pontuação, listas, enumerações, diálogos e demais
situações presentes em diferentes tipos de texto.
Articular a busca de informações / pesquisa,
consultando fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias), com orientação do professor e, uso
de diversos acervos e biblioteca.
Usar o dicionário sistematicamente, com ajuda,
como suporte na elaboração, revisão e criação de textos
(orais e escritos).
Utilizar recursos eletrônicos para o registro
de situações de comunicação oral e escrita tanto
para documentação como para análise.
Elaborar textos narrativos, observando suas
características: enredo, personagens, ambiente, pontos
de vista do autor.
Utilizar textos extraverbais com códigos
não lingüísticos (formas, cores, sons, gestos).
Conteúdos:
Textos de gêneros diversos: contos, poemas,
canções, instruções, relatos / entrevistas, notícias
(via rádio e TV), palestras.
Textos extraverbais ( exemplo: música, pintura,
fotografia, escultura, dança etc.).
Leitura e interpretação de texto.
Produção de texto coletiva e individual.
Pesquisa.
Coesão e coerência textual.
Itens da gramática formal (na leitura
e produção de texto):
Separação de sílabas.
Palavras monossílabas, dissílabas,
trissílabas e polissílabas.
Pronomes pessoais.
Pronomes possessivos.
Sinais de pontuação.
Ortografia.
Dicionário (uso sistemático).

Matemática
Objetivos específicos:
Identificar as regularidades na seqüência para nomear,
ler, escrever, comparar, ordenar, compor e decompor
números naturais até unidade de milhar.
Compreender a estrutura do sistema de numeração
decimal (4ª ordem).
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
compreendendo as idéias da adição e subtração
e as técnicas operatórias convencionais.
Estabelecer relações entre adição e subtração.
Reconhecer a reversibilidade da adição e subtração,
relacionando essas operações como inversas entre si.
Reconhecer que diferentes situações-problema podem
ser resolvidas por uma única operação e que diferentes
operações podem resolver uma mesma situação-problema.
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
aplicando as técnicas convencionais da divisão.
Relacionar a metade, a terça e a quarta parte a partir
da divisão por 2, 3 e 4.
Reforçar e ampliar os significados da multiplicação.
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
aplicando as técnicas convencionais da multiplicação.
Relacionar o dobro, o triplo e o quádruplo
à multiplicação por 2, 3 e 4.
Reconhecer a reversibilidade da multiplicação e divisão,
relacionando estas operações como inversas entre si.
Identificar a partir do cálculo mental as propriedades
da multiplicação: a troca de lugar dos fatores não altera
o produto (3x9=9x3=27); o zero como fator (0x3=0);
o um como fator (1x3=3).
Identificar situações no cotidiano em que são
utilizados os símbolos romanos.
Reconhecer a origem, as regras e o funcionamento
do Sistema Romano de Numeração.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal até 9999:
Unidade de milhar.
Valor posicional.
Sucessor e antecessor.
Ordem crescente e decrescente.
Símbolos (>, <, = e ≠).
Par e ímpar.
Adição (até 9999):
Com e sem reagrupamento.
Com duas ou mais parcelas.
Nomenclatura.
Propriedades.
Operação inversa.
Subtração (até 9999):
Com e sem reagrupamento.
Nomenclatura.
Propriedades.
Operação inversa.
Divisão (999):
Exata e não exata.
Divisor até 9.
Dividendo até 999.
Operação inversa.
Metade, terça e quarta parte.
Multiplicação (9999):
Multiplicador com um ou mais algarismos.
Produto até 9999.
Por 10, 100 e 1000.
Propriedades.
Operação inversa.
Dobro, triplo e quádruplo.
Números Romanos.
Corpos redondos:
Cone, cilindro e esfera.
Medidas:
Comprimentos: metro, centímetro e quilômetro.
Massa: grama, miligrama e quilograma.

História
Objetivos específicos:
Explorar a realidade da cidade de Joinville, seu papel
administrativo, econômico e seu crescimento urbanístico.
Reconhecer a industria como fator
de desenvolvimento.
Reconhecer alguns dados históricos sobre figuras importantes em nossa cidade e estado.
Conhecer as atividades comerciais da cidade e estado.
Identificar transformações e permanências
nas vivências culturais (materiais e artísticas)
da coletividade no tempo.
Conteúdos:
Elevação do desenvolvimento econômico da cidade de Joinville e estado.
Identificar os fatores econômico da cidade e estado
O comércio na cidade e estado.
Manifestações artísticas e culturais: (danças, costumes e alimentação).

Geografia
Objetivos específicos:
Conceituar relevo, hidrografia, vegetação e clima.
Identificar as diversas formas de relevo e da hidrografia
dos elementos na paisagem natural do município e estado.
Compreender que as águas de nossas praias
são parte do Oceano.
Diferenciar: mar, rios, lagos, lagoas, cachoeiras
e outros.
Reconhecer as diferentes formas de relevo
da região.
Caracterizar Joinville, considerando os aspectos
sociais, os elementos biofísicos da natureza e as
possibilidades de utilização dos recursos naturais.
Reconhecer a importância de uma atitude responsável
de cuidado com o meio em que vive.
Concluir sobre a necessidade da reciclagem
do lixo-limpo como forma de conter o desgaste
dos recursos naturais.
Reconhecer que os desmatamentos são um fator
de desequilíbrio da natureza.
Reconhecer a importância do reflorestamento
como forma de preservação ambiental.
Valorizar formas não predatórias de exploração,
transformação e uso dos recursos naturais.
Conteúdos:
Aspectos físicos da região:
Relevo (planície, planalto, serra, morro,
encostas e outros).
Hidrografia (oceano, rios, lagos, lagoas,
cachoeiras, estuário, outros).
Litoral.
Vegetação.
Clima.
Preservação do meio ambiente:
Recursos naturais.
Destruição da vegetação original (desmatamento).
Reciclagem.
Reflorestamento.

Ciências
Ojetivos específicos
Observar fenômenos e objetos, formular perguntas
e suposições sobre o tema em estudo.
Buscar e coletar informações por meio da observação
direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas.
Organizar e registrar as informações utilizando desenhos,
esquemas, fichas de descrição, listagem e textos.
Realizar manejo de material e montagens experimentais.
Ampliar o vocabulário utilizado em Ciências
para descrição dos fenômenos observados.
Investigar as relações entre água, calor, luz, seres
vivos, solo e outros materiais, a fim de entender
os aspectos da dinâmica ambiental.
Reconhecer a água como componente não vivo
do ambiente e necessária para a sobrevivência de todos
os seres vivos.
Identificar e compreender as relações da água
com os seres vivos.
Investigar sobre as formas como a água se apresenta
no ambiente, identificando os diferentes lugares onde
é encontrada (mares, rios, lagos, geleiras, reservatórios)
e verificando algumas fontes locais de água.
Verificar que a água na natureza se encontra
misturada a outros materiais (água salgada, doce, suor,
urina, bebidas) reconhecendo suas características (cheiro,
sabor, cor) e propriedades.
Comparar diferentes misturas na natureza, identificando
a presença da água, para caracterizá-la como solvente.
Identificar a presença da água no planeta e suas
transformações, verificando que a água muda de estado
e circula no ambiente, pela observação da ocorrência
de nuvens, chuvas, orvalho, granizo.
Compreender o que é mudar de estado
e o que significa sólido, líquido e gasoso.
Estabelecer a relação entre troca de calor e mudança
de estado físico da água, concluindo, pela idéia de
transformação, que a água é a mesma, pois o que muda
é a forma como se apresenta (estado físico).
Observar as mudanças do estados físicos da água
e relacioná-las com o ciclo da água na natureza.
Identificar as mudanças de estados envolvidas
no ciclo da água.
Verificar a importância da água potável para o
consumo humano e para a higiene pessoal e ambiental.
Estabelecer relação entre falta de asseio corporal e da
higiene ambiental com a ocorrência de doenças no homem.
Verificar as medidas para evitar o desperdício de água.
Conteúdos:
Transformações no ambiente:
Presença da água na natureza.
Características e propriedades da água.
Importância da água para plantas, animais e pessoas.
Animais e plantas aquáticas.
A água como solvente (misturas).
Estados físicos da água.
Mudanças de estados físicos.
Experiências simples da mudança de estado da água.
Ciclos da água na natureza.
Higiene pessoal e ambiental.
Água potável.
Água contaminada.

Ensino religioso
Objetivos específicos:
Disponibilizar o diálogo;
Manifestar opiniões, sentimentos respeitando as opiniões e sentimentos dos outros;
Avaliar o próprio comportamento antes da maneira de encarar os seus erros e os dos outros;
Reconhecer do valor da alteridade.
Conteúdos:
A paz começa com cada um de nós;
Atitudes que promovem a paz entre as pessoas no mundo;
Lembranças importantes da vida das pessoas (fotos, livros, medalhas e outros objetos significativos);
As pessoas têm diferentes idéias.

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