quarta-feira, março 05, 2008

1º BIMESTRE

Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
Perceber e utilizar a linguagem como elemento
articulador das situações sociais cotidianas.
Escutar ativamente diferentes textos produzidos
na comunicação direta ou mediada por telefone, rádio
ou televisão, atribuindo significado e identificando
(com ajuda) a intencionalidade do produtor.
Reconstruir o sentido de textos diversos
nas produções oral, escrita e extraverbal.
Utilizar gêneros literários diversos, contextualizando
itens da gramática formal e funcional.
Articular a busca de informações/pesquisa,
consultando fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias), com orientação do professor e uso
de diversos acervos e biblioteca.
Usar o dicionário sistematicamente, com ajuda,
como suporte na elaboração, revisão e criação de textos
(orais e escritos).
Utilizar textos extraverbais com códigos
não lingüísticos (formas, cores, sons, gestos).
Utilizar recursos eletrônicos para o registro de
situações de comunicação oral e escrita tanto para
documentação como para análise.
Conteúdos:
Linguagem e participação social (leituras variadas
e interpretação).
Textos de gêneros diversos: poemas, canções,
instruções, notícias (via rádio e TV).
Textos extraverbais (exemplo: fotografia, música,
dança, pintura, escultura e outros).
Leitura e interpretação de texto.
Produção de texto coletiva e individual, oral e escrita.
Reconstrução de sentido de textos (semelhanças
e diferenças).
Pesquisa.
Itens da gramática formal (na leitura e produção
de texto):
Substantivo próprio / comum, simples / composto.
Adjetivo.
Número do adjetivo (singular / plural).
Sinônimo / antônimo.
Dicionário (uso sistemático).

Matemática:
Objetivos específicos:
Reforçar, ampliar e aplicar, na solução de problemas,
os conceitos e as técnicas operatórias.
Conceituar a operação da divisão, associando-a
às idéias de repartir em partes iguais e medir, por meio
de situações do cotidiano.
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
aplicando as técnicas convencionais
da divisão.
Estabelecer relação entre multiplicação e divisão.
Ler, escrever, comparar e ordenar números ordinais.
Reconhecer a existência dos números ordinais,
no contexto diário.
Descrever a posição de objetos no espaço,
a partir da observação de maquetes, fotografias, gravuras,
guias do bairro e da cidade, mapas, globo terrestre,
empregando a terminologia referente às noções
de grandeza, posição, direção e sentido.
Representar a posição de objetos no espaço, por meio
de construção de maquetes, desenhos e itinerários.
Representar a movimentação de objetos no espaço,
evidenciando os deslocamentos realizados.
Identificar propriedades relativas à posição
dos elementos de uma figura - paralelismo
e perpendicularismo, por meio de observação de objetos,
trajetos e dobraduras.
Contúdos:
Revisão de operações e conceitos (até 999):
Tabuadas até 9.
Adição:
Com duas ou mais parcelas.
Nomenclatura.
Propriedades: sem uso obrigatório da nomenclatura.
Subtração:
Nomenclatura.
Multiplicação:
Multiplicador até 9.
Produto até 999.
Multiplicando até 3ª ordem (centena).
Divisão:
Exata e não exata.
Divisor até 9.
Dividendo até 99.
Divisão (500):
Exata e não exata.
Divisor até 5.
Dividendo até 500.
Números ordinais (20 a 50).
Posições de uma reta (horizontal, vertical e inclinada).
Posições de duas retas (paralelas, perpendiculares
e concorrentes).

História
Objetivos específicos:
Valorizar as ações coletivas que repercutem
na melhoria das relações pessoais e grupais.
Enfatizar o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça
e o diálogo, perante as opiniões dos colegas de classe.
Explorar a realidade local anterior à chegada
dos europeus.
Identificar os primeiros contatos entre os portugueses
e os indígenas.
Discutir a relação índios x portugueses
Identificar as expedições como meio que os
portugueses empregaram para conhecer e explorar
as terras descobertas.
Conhecer a história da origem do município de Joinville
e o seus fundador.
Conteúdos:
A necessidade das regras para se viver
em grupo (combinados gerais).
A pré-história:
Homens de sambaqui.
As nações indígenas que habitavam a região
e o planalto.
A chegada dos portugueses em terras brasileiras.
A fundação da cidade de Joinville.

Geografia
Objetivos específicos:
Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter
informações e representar espacialidade dos fenômenos
geográficos da localidade.
Produzir roteiros simples, considerando a linguagem
cartográfica com relações de distância, direção
e sistemas de cores (legenda).
Construir mapas e plantas, representando os lugares
de convívio do educando.
Interpretar plantas e mapas através de suas legendas.
Localizar graficamente o município de Joinville no mapa do estado de
Santa Catarina e no do Brasil.
Identificar os limites do município onde mora
ou estuda.
Conhecer e destacar os municípios que fazem parte
da cidade de Joinville, observando a inter-relação
econômica e cultural existente.
Observar que os municípios fazem parte
de um estado.
Caracterizar área continental e insular.
Reconhecer as zonas que compõem um município
relacionando-as a seus diferentes aspectos.
Conhecer e compreender algumas das conseqüências
das transformações da natureza causadas pelas ações
humanas, no local e em paisagens urbanas e rurais.

Conteúdos:

Introdução à linguagem cartográfica
(Rosa-dos-ventos, legenda).
Leitura inicial de mapas físicos e políticos, atlas,
planta e globo terrestre, planisfério, noção de escala.
O município de Joinville
Localização geográfica.
Limite..
Região sul do Brasil e litoral.
Área extensão de terras cidade e estado.
Zona rural e urbana.

Ciências
Objetivos específicos:
Pesquisar, coletar e organizar informações obtidas
em diferentes fontes (revistas, jornais, livros
paradidáticos), sobre o tema em estudo.
Registrar as informações por intermédio de desenhos,
esquemas, tabelas, listas e textos mais elaborados.
Realizar trabalho de campo para observação,
manipulação, coleta de materiais, como amostras
de diferentes tipos de solo (vasos, jardim, quintal,
praia, mangue), utilizando diferentes critérios para
classificá-los.
Vivenciar situações experimentais simples
para resolução de problemas.
Comparar as condições do solo, em diferentes
ambientes.
Compreender que os solos têm componentes comuns
(areia, argila, água, ar, restos de seres e seres vivos,
inclusive os decompositores).
Perceber as semelhanças e diferenças entre alguns
tipos de solo (pelas características de cada tipo,
diferenças de sua composição, sua relação com a água,
a presença ou ausência de matéria orgânica).
Identificar o tipo de solo mais comum em nossa região
(arenoso), por meio de suas características e propriedades.
Reconhecer alguns materiais retirados do solo
e utilizados na construção de moradias, fabricação
de objetos (areia, argila, rochas).
Observar os efeitos da chuva no solo em diversas
situações (rua de terra, de asfalto, barrancos, jardins,
praias, morros) e suas conseqüências.
Reconhecer a influência da água e do vento no
processo de erosão do solo e da cobertura vegetal
na prevenção da erosão causada pela chuva.
Constatar a presença do ar no solo e sua relação
com os seres vivos (plantas e animais).
Avaliar a influência do solo na vida dos animais
e vegetais.
Identificar as intervenções do homem no ambiente, e
as conseqüências das formas inadequadas de ocupação.
Reconhecer algumas características do solo fértil e
identificar algumas técnicas utilizadas pelo homem para
melhorar as condições do solo para o plantio.

Conteúdos:

O solo e sua ocupação.
Tipos de solo.
Características do solo (cor, granulação
e permeabilidade).
Materiais utilizados pelo homem, retirados do solo.
Relação solo-água-seres vivos.
Erosão e fertilidade.
Vegetação e erosão.
Solo e ar.
Ocupação urbana e rural.
Solo fértil.
Cuidados com o solo (adubação, arejamento,irrigação, drenagem).

Ensino Religioso
Objetivos específicos:
Participação nas atividades de sensibilizações de grupo;
Aprender a ouvir o outro (escuta profunda);
Interiorização e vivência de valores;
Análise e discussão sobre tema apresentado em filme assistido, relacionando-o ao cotidiano;
Análise de programas televisivos avaliando de maneira crítica os tipos de mensagens transmitidas, relacionando-as aos comportamentos observados no nosso cotidiano, idealizados pela mídia (massificação);
Conteúdos:
Riqueza das diferenças;
O diferente é interessante;
Participar é crescer junto com os outros;
A felicidade somos nós que conquistamos;
Os valores nos aproximam;
O valor da liberdade e dignidade humana;
Nas diferenças nos completamos;

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