quarta-feira, março 05, 2008

3º BIMESTRE

Língua Portuguesa
Objetivos específicos:
Ler e produzir textos de gêneros diversos, considerando
aspectos da intertextualidade, articulados à gramática
formal e funcional.
Utilizar coesão e coerência na produção e interpretação
de textos de diferentes tipos.
Detectar o uso excessivo de "e", "daí", "então", entre
outros vícios de linguagem, substituindo-os pelos recursos
coesivos e pela introdução de conectivos mais adequados
à língua-padrão e expressões que marcam temporalidade,
causalidade, entre outras circunstâncias.
Utilizar estratégias de escrita com base nos itens
da gramática formal e funcional: planejar o texto, redigir
rascunhos, revisar e cuidar da apresentação, com orientação.
Usar o dicionário sistematicamente, com ajuda,
como suporte na elaboração, revisão e criação de textos
(orais e escritos).
Articular a busca de informações/pesquisa,
consultando fontes de diferentes tipos (jornais, revistas,
enciclopédias), com orientação do professor, uso
de diversos acervos e biblioteca.
Utilizar recursos eletrônicos para o registro
de situações de comunicação oral e escrita tanto
para documentação como para análise.
Utilizar textos extraverbais com códigos
não lingüísticos (formas, cores, sons, gestos).
Conteúdos:
Textos de gêneros diversos: mitos, fábulas, lendas,
poemas, canções, quadrinhas, parlendas, trava-língua,
piadas, cheque (preenchimento), passagem de ônibus,
ingresso para eventos, cartão-postal.
Textos extraverbais (exemplo: música, pintura,
fotografia, escultura, dança etc.).
Leitura e interpretação de texto.
Produção de texto coletiva e individual.
Intertextualidade.
Itens da gramática formal (na leitura e produção
de texto.):
Frases: afirmativas, interrogativas, negativas
e exclamativas.
Separação de sílabas; sílaba tônica.
Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Expressões de temporalidade: quando, enquanto,
logo que, depois que, até que, depois que etc.
Expressões de causalidade: porque, portanto,
visto que, já que, como etc.
Verbo (infinitivo).
Dicionário (uso sistemático).
Produção e leitura: contos de assombração.

Matemática
Objetivos específicos:
Identificar regularidades na seqüência numérica
para nomear, ler, escrever, comparar, ordenar, compor
e decompor números naturais até dezena de milhar.
Analisar, interpretar e resolver situações-problema,
aplicando os conceitos e as técnicas convencionais
da divisão.
Efetuar adição, subtração e multiplicação por meio
de estratégias pessoais e técnicas convencionais
na resolução de situações-problema.
Compreender a necessidade de medir em situações
do cotidiano e reconhecer a importância das medidas,
utilizando as unidades de medidas de capacidade
e tempo, na resolução de problemas.
Ampliar o significado do número natural pelo seu uso
em situações do dia-a-dia.
Construir o significado do número racional e de suas
representações (fracionária e decimal), a partir de seus
diferentes usos no contexto social.
Identificar a fração como uma expressão da divisão
do inteiro em partes iguais.
Identificar o número fracionário como o quociente
indicado de dois números naturais em que o divisor
é diferente de zero.
Identificar o número fracionário como a razão entre
dois números naturais em que o divisor é diferente
de zero, utilizando-o na ampliação e redução de figuras
geométricas (uso de malhas).
Ler, escrever e comparar números racionais
de uso freqüente na forma fracionária.
Reconhecer, por meio de figuras geométricas, que um
número fracionário possui diferentes formas de representação.
Efetuar adição e subtração com números fracionários
de mesmo denominador.
Calcular a fração de uma quantidade.
Interpretar tabelas e gráficos na resolução de situações.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal até 99999:
Dezena de milhar.
Valor posicional.
Símbolos (>, <, = e ≠).
Divisão:
Exata e não exata.
Divisor com 2 algarismos.
Operação inversa.
Por 10, 100 e 1000.
Operações:
Adição.
Subtração.
Multiplicação.
Operações inversas.
Medidas:
Capacidade: litro e mililitro.
Tempo: horas e minutos.
Números naturais e racionais (fracionários
e decimais):
Diferentes significados: parte-todo, quociente (divisão)
e razão.
Comparação.
Frações equivalentes.
Adição e subtração com o mesmo denominador.
Fração de uma quantidade (sendo a fração < 1).
Leitura de gráficos e tabelas.


História

Objetivos específicos:
Caracterizar o papel político e a importância
da Independência do Brasil.
Perceber a relação entre o patriarca da Independência.
Reconhecer movimento abolicionista e replubicano.
Compreender a substituição do trabalho escravo pelo
trabalho assalariado.
Identificar os principais grupos imigrantes e as
influências culturais transmitidas à população.
Conhecer as principais manifestações folclóricas de
Joinville e estado.
Contextualizar o deslocamento de grupos
de imigrantes, seu modo de vida e sua inserção
nas atividades econômicas.
Conteúdos:
A Independência do Brasil:
Dom Pedro I
José Bonifácio.
A Abolição da Escravatura e a Proclamação da
República.
A Imigração:
A substituição do trabalho escravo e a importância dos
imigrantes na formação da população Catarinense.
Folclore de Santos:
Lendas, músicas, brincadeiras, comidas típicas, festas
e outros.

Geografia
Objetivos pecíficos:
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que
os diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a
transformam, identificando os principais movimentos
migratórios, as relações de trabalho e os hábitos
cotidianos.
Reconhecer as principais atividades econômicas
desenvolvidas na região.
Relacionar o desenvolvimento do município ao trabalho
da comunidade municipal.
Identificar atividades profissionais dos habitantes
da região.
Pesquisar atividades industriais desenvolvidas
no Município e estado.
Identificar comércio como compra, venda ou troca
de produtos.
Identificar as atividades comerciais desenvolvidas
no município e estado.
Identificar diferentes serviços prestados à população,
relacionando-os aos locais de trabalho.
Reconhecer a importância do município e estado
destacando a inter-relação nas atividades econômicas e turísticas.
Identificar e reconhecer a importância econômica
e social do Estado e país.
Identificar os principais produtos importados
e exportados pela cidade e estado.
Reconhecer a importância do porto na geração
de empregos diretos e indiretos.
Conteúdos:
Aspectos humanos:
Tipos humanos da região.
Migração e imigração.
Educação e esporte.
Profissões do município.
Ocupação do espaço físico de Joinville e estado.
✓ Aspectos econômicos da região:
Extrativismo: pesca artesanal e industrial, extração
do caranguejo, plantação de palmito, banana e outros).
Agricultura e pecuária.
Indústria: pesqueira / pólo industrial.
Ocupações formais e informais.
Prestação de serviços.
Turismo do município.
O porto:
Contribuição econômica e social.
O trabalhador portuário.
Exportação e importação.
Atividades econômicas vinculadas ao porto.

Ciências

Objetivos específicos:
Recolher informações, organizando-as e registrando-as
de diferentes maneiras.
Interpretar as informações e estabelecer relações
de causa e efeito e constatar que o homem é o grande
responsável pelas alterações do ambiente.
Comunicar de modo oral, escrito e por meio de
desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões,
respeitando as diferentes opiniões.
Realizar manejo de material e montagens experimentais.
Formular e verificar hipóteses, por exemplo, para
descobrir qual a melhor posição para o reservatório
de água.
Utilizar os acontecimentos vividos para construção
das noções de passado, presente e futuro.
Responsabilizar-se pelo cuidado com os espaços
que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos
possíveis e necessários à melhoria da qualidade de vida.
Reconhecer o saneamento básico (tratamento da
água, coleta de lixo e rede de esgotos) como técnica
que contribui para a qualidade de vida e para a
preservação do meio ambiente.
Identificar os processos de captação, distribuição
e armazenamento da água.
Verificar a necessidade do tratamento da água
que será servida à população.
Identificar os processos domésticos do tratamento
da água (fervura, filtração e cloração), relacionando-os
como condições necessárias à preservação da saúde.
Constatar a importância dos modos adequados
de destinação das águas servidas para a promoção
e manutenção da saúde.
Identificar o sistema de distribuição e esgotamento
de resíduos, observando suas condições e propondo
soluções para problemas.
Identificar alguns agentes poluidores da água,
do ar e do solo ocasionados pela ocupação humana.
Conteúdos:
Saneamento básico:
Água e abastecimento (captação, distribuição
e armazenamento da água).
Tratamento da água, reservatórios de água
e distribuição de água.
Destino das águas servidas (sistema
de esgotos) e tratamento de águas servidas.
Doenças transmitidas pela água poluída.
Poluição do mar.
Poluição do ar e suas conseqüências.
Fontes poluidoras (veículos, indústrias,
navios, entre outros).
Órgãos de controle de qualidade
do ar (Cetesb).
Materiais do lixo:
Materiais usados no dia-a-dia.
Reciclagem de materiais.
Coleta seletiva de lixo.
Tratamento do lixo.
Uso indiscriminado dos recursos naturais.

Ensino Religioso
Objetivos específicos:
Analisar os programas televisivos avaliando de maneira crítica os tipos de mensagens transmitidas, relacionando-as aos comportamentos observados no nosso cotidiano, idealizados pela mídia (massificação);
Participar nas atividades de sensibilizações/dinâmicas de grupo;
Analisar os comportamentos considerados inadequados,
Coletar de dados por meio de pesquisas e observações;
Conteúdos:
A desigualdade social no Brasil;
Aconsciência e a resposta pessoal e comunitária do ser humano;
A busca pelas explicações e pela ampliação de da visão de mundo;
O grupo de convívio, na localidade, na região e no país.

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