Proposição que vai ser tratada ou demonstrada; assunto.
Ex1: Mídia Informática e Material Impresso no ensino da Língua Portuguesa;
Ex2: A importância da rádio escolar no ensino de História;
Ex3: A utilização da história em quadrinhos em aulas da Língua Inglesa;
Ex4: Mídia Informática e a capacitação docente em Linux Educacional.
JUSTIFICATIVA
É a apresentação do tema. Deve contar como se chegou ao “questionamento” e porque e de onde ele surgiu, justificando-o. É a explicação do porque a inquietação em questão existe.
PROBLEMA
A questão principal que norteará a pesquisa.
Ex1: De que maneira(s) as Mídias Informática e Material impresso, trabalhadas com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem podem melhorar o ensino de Língua Portuguesa?
Ex2: De que maneira(s) as Mídias podem melhorar o ensino de Língua Portuguesa?
OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral
É a meta principal da pesquisa. Deve começar com um verbo e direcionar o foco da pesquisa. O objetivo geral deve conter um verbo bem amplo no infinitivo que de conta de explicitar o trabalho
Ex.: Investigar se as Mídias Informática e Material Impresso, trabalhadas com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem tornam as aulas de Língua Portuguesa mais produtivas.
4.2. Objetivos Específicos
São as metas secundárias, através das quais se atinge o objetivo geral. Preferencialmente devem ser listados de 3 a 5 itens nesta seção. Os objetivos específicos devem conter verbos fechados e são as etapas do trabalho.
Ex.:
Mapear a motivação dos alunos e professores quanto ao emprego das Mídias destacadas;
Identificar melhorias em relação à dinâmica das aulas;
Analisar melhorias em relação à produtividade.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Deve indicar quais os autores embasarão a pesquisa. Preferencialmente, recorrer a bibliografia e autores presentes nas disciplinas do próprio curso.
6. METODOLOGIA
A metodologia deve responder aos seguintes questionamentos, nesta ordem:
Tipo de estudo (pesquisa quantitativa ou qualitativa)
Local do estudo;
Sujeitos envolvidos;
Coleta de dados;
Análise de dados;
Aspectos éticos.
6. CRONOGRAMA
Sugerimos o cronograma abaixo, que engloba a realização das disciplinas e da pesquisa:
Ações TRIMESTRE
1º/10 2º/10 3º/10 4º/10 1º/11 2º/11
Cursar disciplinas obrigatórias
Revisão da literatura sobre as mídias definidas e outros aspectos pedagógicos envolvidos na pesquisa
Definição do projeto de pesquisa
Execução da pesquisa
Redação da monografia
Revisão
Defesa do TCC
7. REFERÊNCIAS
Todos os autores e trabalhos a que se faz referência no texto devem ser devidamente referenciados no desenvolvimento do mesmo, com nome do autor seguido do ano de publicação. No capítulo de Referências especificam-se as obras dos autores que foram referenciados durante o trabalho.
A forma de como fazer esta referência muda de acordo com o tipo de publicação, sempre observando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A seguir colocamos alguns exemplos de como realizar este procedimento:
Referencias de material disponibilizado no próprio Mídias:
Observem que todas as disciplinas do Mídias estão disponíveis no portal WebEduc do MEC
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Programa de Formação continuada Mídias na Educação. Metodologia da pesquisa científica. Disponível em
Em caso de artigo de revistas: a referência deve ser assim realizada:
GURGEL, C. Reforma do estado e segurança pública. Política e administração. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
Em caso de artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico a referência deve ser assim realizada:
MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi. Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponível em:
Em caso de livro, a referência deve ser assim realizada:
CURTY, Marlene Gonçalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002.
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