quarta-feira, julho 01, 2009

Pré Projeto

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

O PAPEL DO TUTOR EM CURSOS ONLINE PARA EDUCADORES

Cursista: Jamir Adolfo correa

Nome do(a) Orientador(a): Ada Mariz Tobal

Joinville/maio de 2009

RESUMO

O presente projeto tem como primordial ponto mostrar o trabalho desenvolvido pela tutoria em Educação a Distância num curso on line para educadores num ambiente virtual de aprendizagem.
O ponto inicial é mostrar com muito cuidado as atividades, as responsabilidades , as competências e o profissionalismo do tutor diante de um curso on line.
E por desempenho nesse projeto, foi muito claro perceber a necessidade do tutor ter um conhecimento mais abrangente, complexo e atuante, conduzido tanto para os conteúdos como também para a tecnologias educacionais utilizadas no ambiente virtual como material pedagógico, devendo esse conhecimentos construir uma Educação a Distância mais atraente, prazeirosa, colaborativo e estimuladora.
Para tanto faz- se necessário a importância de refletir sobre o papel da tutoria, do profissionalismo e que seja capaz de ter sua prática pedagógica dirigida para a construção de uma melhor Educação a Distância e melhor qualidade nas informações transmitidas nesse ambiente virtual de aprendizagem exercido pelos seus cursistas.

1.INTRODUÇÃO

O debate e estudo sobre a o papel do tutor em educação a distância em curso online, além de significativo, tem sido tema de muitos debates em projetos já executado e aplicado por outros estudantes , nos qual o enfoque principal é no uso das novas tecnologias e preparação na transmissão das atividades e conhecimentos no ambiente virtual de aprendizagem.
O papel do tutor é de um grande mediador e incentivador do processo de ensino-aprendizagem, porém, o papel do cursista é fundamental na importância de um aprendizado significativo e produtivo nesse ambiente virtual.
O objetivo principal desse estudo, é conhecer o verdadeiro papel do tutor na educação a distância e suas principais colaboração e contribuição, pois ele necessita se adaptar ao modelo de educação a distância num ambiente virtual de aprendizagem, bem como se adequar as novas tecnologias deixando assim a educação tradicional onde o professor era “detentor do saber” para passar a ser o estimulador e defensor da qualidade inovadora da aprendizagem adquirida pelos cursistas.
Essa pesquisa vem contribuir para que o papel do tutor mostre a importância desta ação como contribuição para a formação dos cursistas que escolhem a modalidade à distância, compartilhando assim os conhecimentos e adquiridos durante o curso oferecido.
Sendo assim, o tutor desenvolve um papel baseado no compromisso da formação de seus cursistas, onde a capacidade de discutir e elaborar o conhecimento seja o ponto fundamental neste processo inovador de aprendizagem.

2- OBJETIVOS

2.1-Objetivo Geral

Apresentar as potencialidades, capacidades e o profissionalismo do tutor em propor conhecimento e não somente sua transmissão, mas seus resultados, avaliações e suas atitudes no ambiente virtual de aprendizagem.


2.2-Objetivos Específicos

Valorizar o papel do tutor em EAD, bem como o nível de complexidade.
Identificar as funções do tutor em EAD.
Refletir, avaliar e questionar os princípios fundamentais, as competências e as habilidades do professor tutor.
Mostrar o trabalho do tutor e tutoria em EAD.
Conhecer o verdadeiro papel do tutor na educação a distância e suas principais colaboração e contribuição

3-JUSTIFICATIVA

Dentro da proposta inicial o tutor tem como papel central o de mediador, incentivador, provocador e estimulado na busca de conhecimento em relação ao seus cursistas ou profissionais da educação que escolheram essa nova forma de aprendizagem a distância.
Ele tem que ter preparação e apoio ligada as disciplinas do curso a distancia em que está ministrando num ambiente virtual de aprendizagem, na preparação de material didático e no acompanhamento e avaliação e dos resultados das atividades desenvolvidas nesse ambiente virtual de aprendizagem.
Espera-se também que seja ele responsável pelas ferramentas de avaliação, assim como, na verificação dos trabalhos de seus cursistas e por determinar sua aplicação se exigida .
Além disso, tem por tarefa a encaminhamento e verificação das dúvidas dos cursistas, promovendo maior interatividade entre os mesmos.
Atuar, ainda, no esclarecimento dessas dúvidas através de e-mail, fórum ou pessoalmente num encontro presencial, no recebimento e controle de entrega das atividades solicitadas e suas avaliaçoes exercidas .

1.REFERENCIAL TEÓRICO

Na educação tem que haver constante atualização no conhecimento pessoal e profissional e qualidades do saber e da cultura tanto do cursista quanto ao tutor em educação a distância. .
De acordo com essa visão procurarei através de coletas de dados nas universidades em graduação na modalidade a distância, em cursos realizados on line e com os tutores do curso de 100 horas oferecido pelo Mec/Seed/proinfo/Nte aqui de nossa cidade. trabalhar na linha de pensamento de Paulo Freire “ Que a pedagogia da autonomia deve estar estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade”.
Todavia tambem Moram afirma que:
“As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais”
isso afirma que uma educação inovadora Professor (Tutor) e aluno (Cursistas) deixam de serem agentes passivos para se tornarem ativos na proposta estabelecida em suas pesquisas inovando e buscando novas formas de aprendizagem.
Assim como Orestes Pretti acrescenta:“o tutor, respeitando a autonomia da aprendizagem de cada cursista, estará constantemente orientando, dirigindo e supervisionando o processo de ensino-aprendizagem[...]. É por intermédio dele, também, que se garantirá a efetivação do curso em todos os níveis”.
Na tutoria, a orientação, acompanhamento pedagógico, o estimulo na busca de inovações e a avaliação da aprendizagem dos alunos a distância tem que ser um marco referencial. com essa responsabilidade o tutor deve possuir um perfil profissional de capacidades, habilidades e competências estabelecida e essa função

5- METODOLOGIA

No primeiro momento o projeto será realizado com o método científico e investigatório. com isto estarei lendo e relatos e pesquisas já executadas e aplicadas e também coletando dados através de entrevistas em cursos realizados on line. Sendo este dados aplicados em cursos on line realizados aqui em Santa catarina na cidade de Joinville. O pessoal envolvidos serão alunos e tutores de cursos on line as coletas serão aplicadas através de entrevistas e perguntas em forma de questionários.
Sendo analisado as dificuldades do ambiente, o relacionamento entre cursistas e tutores e as mídias utilizadas. respeitando assim a opinião e a respostas recebidas.

6-CRONOGRAMA

2009 e 2010

7.RESULTADOS ESPERADOS

A Educação em cada época, pela estrutura da sociedade, vem resgatando sempre novas perspectivas na forma de ensinar e o aprender pedagógico. Para que esse processo aconteça de forma eficiente é necessário que seja aplicado com muito entusiasmo e compromisso. dessa forma espera-se que a educação em EAD caminhe para uma democratização de oportunidade e acesso ao conhecimento e a aprendizagem.
E a educação em EAD assumido com muito compromisso possa possibilitar uma educação de qualidade em todo o canto do Brasil, promovendo debates, trocas de experiências e uma estruturação no fazer pedagógico.
Que as tecnologias aqui demonstradas sejam um avanço no longo caminho que já percorremos.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O tutor deve possuir habilidades de comunicação, competência, liderança, dinamismo, iniciativa, entusiasmo, criatividade, capacidade para trabalhar em equipes estimulando seus cursistas a buscarem uma educação e aprendizagem de qualidade nesse ambiente virtual.
Em uma sociedade em que está em constante evolução acelerada como a nossa, cabe assim o tutor atender às necessidades dos cursistas, respeitando suas diferenças e compensando as desigualdades por meio de uma pedagogia inovadora.
A figura do tutor deve ter numa posição de mediador no processo ensino-aprendizagem e ainda compartilhar com as discussões e experiências de seus cursistas, pois a aprendizagem on line é constante no dia a dia, no trabalho, em casa, na vida de ambos. O importante é que os cursistas aprendam de verdade no ambiente no on-line e que essa aprendizagem de qualidade reflita em seu histórico cultural .

9. REFERÊNCIAS


FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1983b.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Educação a Distância. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/. Acesso em:16/06/2009

PRETTI, Orestes. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.

SOUZA, Carlos Alberto de , et al.Tutoria em Educação a Distância. Disponível em :
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htmAcesso em: 19/06/2009

Um comentário:

Unknown disse...

excelente este trabalho...
penso que o TCC ou mono dele deve ter ficado muito bom!
Gostaria de ter acesso, se possivel!