quarta-feira, julho 22, 2009

Autonomia, interdisciplinariedade e currículo

“currículo escolar” pode significar a caminhada que os professores e alunos fazem ao longo de seu processo ensino aprendizagem, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas na sala de aula ou na escolar. Esta inserida tambem à diversidade cultural, política e social do país, e esses parâmetros como professor temos autonomia em trabalhar como temas transvesrais aplicados em projetos ou em atividades interdisciplinar desenvolvidas em sala de aula.

segundo Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben ”Essas formas são definidoras de práticas que privilegiam determinados tipos de relação pedagógica, fortalecem certos tipos de personalidade e de comportamentos e acabam por definir o próprio currículo e os eixos do projeto pedagógico da escola. Entender a dinâmica desse conjunto de dimensões educativas torna-se, por isso, fundamental ao educador”.

O currículo é conhecido como todas as ações que compõem as atividades pedagógicas realizadas no âmbito escolar. Por isso é importante pensar e repensar o papel da escola no sentido de possibilitar o conhecimento e desenvolvimento do aluno dentro do contexto social e cultural.

Só realizamos atividades com qualidade a aprtir daquelas, somente aquelas que tenham objetivo e significado para todos professor/aluno, do contrário até realizamos, mas sem significado algum, portanto é necessário dar sentido ao currículo através de um trabalho diferenciado que permita a mediação e uma prática reflexiva, buscando a integração interdisciplinar um fato que no âmbito escolar não pode ser isolado.

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