quarta-feira, julho 22, 2009

Autocrítica

Para o desenvolvimento integral do estudante faz-se necessário criar um ambiente desafiador e aberto a questionamentos, que desperte a curiosidade, mobilize seus conhecimentos possibilitando a reflexão e compreensão para senso crítico de um cidadão consciente e transformador.
Um Projeto de aprendizagem nasce de curiosidades ou temas que interessem a estudantes de qualquer série e grau que necessitam de informações diversificada. Quando falamos em aprendizagem por projetos estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimentos. E é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o des conhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento e tecnologias no qual tive êxito.
Embora estejamos vivendo uma era de rápida e profundas transformações tecnológicas, o acesso a determinadas tecnologias ainda é bastante restrita no Brasil, pois alguns alunos não tinham acesso ao computador em casa.
Contudo, levar às escolas da rede pública uma proposta metodológica que possa permitir aos educandos o acesso a algumas dessas tecnologias, faz com que nosso trabalho, enquanto educador, passe a valer a pena.
A troca de informações entre educador e educando passa a ser mais prazerosa quando podemos nos utilizar de metodologias capazes de fazer com que o educando tenha vontade de estudar, com motivação e comprometimento.
Nesta perspectiva, trabalhar PAs numa aula informatizada nos leva a refletir e inventar um outro educador.


Nenhum comentário: