domingo, abril 29, 2007

REFLEXÃO proa 01




No projeto de aprendizagem o professor desafia os estudantes ao levantamento das certezas e dúvidas sobre os temas de seus interesses.Foi assim na sala em que eu e Fabíula fomos aplicar o projeto .
Antes da aplicação do Método do Projetos, foi realizada uma sondagem para avaliar a efetividade do método de ensino utilizado, baseado na pedagogia tradicional no qual tivemos resistência por parte do diretor da escola que disse que lês são vigotskiano.
Falamos que o projeto não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor.O tema gerador deve constituir-se em desafio, algo que mereça investimento de tempo e esforço cognitivo e que esteja ligado a uma necessidade real.
Para isso, torna-se recomendável estimular o uso de espaços alternativos de aprendizagem, como: bibliotecas, ambientes reais de trabalho, realização de entrevistas e palestras, etc.
De modo geral, a avaliação, dentro da ótica dos projetos, é desenvolvida ao longo de todo o processo, buscando verificar a capacidade do aluno de resolver uma situação problemática real, dando enfoque para a mobilização e articulação de recursos.

Um comentário:

Deny Infotec disse...

Seu blog esta muito bom, valeu!!!