sexta-feira, abril 27, 2007

PAs na Escola


Dia 9/03 eu e Fabiula realizamos uma reunião com a professora e direção na escola e para conversarmos com os alunos e eles nos conhecerem , visitamos turmas de 5ª a 8ª série e escolhemos a 7ª série .


No dia 15/03 voltamos para conversarmos sobre o projeto onde vimos que os alunos já estavam mais confiantes.Conversamos com eles de como seria o trabalho e que iriamos precisar da suas colaborações.


Dia 19/03 eu e Fabiula fomos na escola para começarmos o projeto onde eles nos receberam muito bem ,houve resistencia por parte do diretor que estava preocupado com a grade curricular do professor de lingua portuguesa.Eu e Fabíula fizemos uma reunião com os professores ( na hora do recreio) e explicamos sobre o projeto de aprendizagem na qual a professora de matemática num dialogo falou que eles trabalhavam dessa forma em jaraguá do sul,fiquei muito feliz e seguro com a colocação dela,pois pensei:temos uma parceira que nos ajudará e devido as aulas da professora de lingua portuguesa serem demais pegamos e dividimos então com a professora de matemática ,ciencias, geografiae educação fisica que era nossa parceira e multiplicadora do NTE que voltou para sala .Elas entenderam então fomos pra a sala da 7ª série 2 nos começar a atividade para eles de pensarem em alguma pergunta que até hoje eles teem dúvidas e ninguem soube responder,ou alguma curiosidades que eles possuem .


Dia 20/03 colocamos as perguntas no quadro tipo:

Como surgiu os números e algarismos?

Como surgiu as letras?

Como surgiu a caneta?

Como surgiu o estudo?

Porque determinados objetos boiam?

Como se formam as ondas?

Como a areia aguenta o mar?

Porque o ser humano produz cabelos?

Porque o ser humano necessita de tanta coisa para sobreviver?

Porque as pessosa sabem do passado se não existiam?

Juntamos as perguntas que estavam próximas e formamos os grupos deu 6 grupos.

Eu com os grupos 1,2 e 6.

Fabíula grupos 3,4 e 5.


Dia 26/03 com os grupos já montados fizemos com que os alunos trabalhassem nas certezas eu monitorando meu grupo e a Fabíula os dela.

Depois das certezas feitas eles contruíram as dúvidas provisórias,para isso fomos até o laboratório de informática para eles pesquisarem e lerem um pouco sobre o assunto do PA que será construído.Eles acessaram os sites:

www.cade.com.br

www.terra.com.br

wwwgoogle.com

www.wikipédia.com

Dia 27/03 Eu e fabiula fizemos com que os alunos abrissem um blog por grupo para eles descreverem tudo sobre o que estão aprendendo,mais como se sabe é um computador para cada grupo fica dificil trabalhar sendo que somente um grupo conseguiu formalizar o trabalho do dia.

02/04 Fomos no laboratorio de informática concluir o trabalho que seria a abertura do blog o grupo que já tinha concluido ficou pesquisando sobre o assunto do PA,dessa vez eu fui com meu grupo para informática enquanto os grupos orientado pela Fabiula ficaram na biblioteca pesquisando isso no período de 45 minutos .No final de 45 minutos fizemos a troca os meus grupos foram para a biblioteca montar por escrito o tema ,as certezas e as dúvidas provisórias.

Dia03/04 Novamente fomos para a informática agora os alunos iam trabalhar primeiro no blog,pois não havia aindo aberto a página na wiki para eles então eles ficaram fazendo as configurações do blog e descrevendo o que eles aprenderam e postando,enquanto eu abria o wiki para eles.

Dia 09/04 este dia fizemos com que os alunos começassem a trabalharem na wiki, mas infelizmente sem sucesso então pedimos para que eles publicassem no seus blogs o tema do PA as certezas e dúvidas.Depois de concluido eles começaram a pesquisar seus tems nos sites oferecidos por mim e pela Fabíula.

Dia 10/04 começamos a trabalhar wiki publicando o tema, as certezas e as dúvidas provisórias.Algumas equipes colocaram até imagem.conversamos muito antes de usarmos a wiki.Somente um grupo sobre minha orientação não conseguiu abrir a página.

Dia 23/04 Chegando na escola arrumamos a sala de informática para recebermos os alunos no qual todos deveriam continuar as pesquisas e a leitura dos PAs,Nesse dia os computadores não nos ajudaram muitos lentos e fica difícil trabalharmos o grupo do cabelo e estética conseguiram mais os demais não.

Dia 24/04 ao chegarmos na escola pedimos que os alunos comessasem a fazer os mapas conceituais o programa instalamos nos computadores onde os alunos começaram a treinar a fazer os mapas conceituais foi muito divertido ele gostaram muito,a nossa professora no momento nos ajudou muito,ela sentava com os alunos e corrigia os verbos colocados.Os alunos nesse dia estavam muitos agitados e tinhamos recebido dois alunos novos,então dividimos um para cada orientador.Eu e fabiula verificávamos os mapas e alguns alunos a concluirem os trabalhos.

Dia 26/04 eu e Fabiula fomos na escola para trabalharmos ccom os alunos que estavam com os trabalhos ainda por concluir então fomos para a sala informatizada onde todos estamos mais impolgados e familiarizado com a wiki.Pedimos para eles registrarem todos os trabalhos realizados no blog, vi no dia de hoje que eles haviam adquirido uma boa aprendizagem e quão inteligentes e dedicados são.O grupo Cabelo e Estética conseguiu concluir o trabalho e até postou o mapa conceitual no PA.Não é o máximo!Fiquei muito satisfeito com o trabalho nesse dia e empolgado.Enquanto eu ensinava a colocar o mapa conceitual na wiki a Fabiula orientava os grupos a colocarem imagens na wiki.

Nenhum comentário: