segunda-feira, novembro 13, 2006

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Quando falamos de Internet não estamos falando de um novo ensino, mas de um novo ambiente de interatividade e de novas ferramentas. Ao transferir suas carteiras para a Internet, a sala de aula ganha um quadro-negro azul: este passa a ter as características da Terra vista do espaço, só que com todo o conhecimento humano ao alcance da mão.

O ensino que utiliza a Internet apóia-se na interatividade. O aluno munido apenas de um micro e uma conexão com a Internet é levado às próprias fontes do conhecimento.

Em meio a uma aula , ele poderá participar de um debate online com professores ou acessar os últimos trabalhos publicados . Onde entraria o educador ou a escola em um contexto assim, quando tudo está ali de graça, só esperando pelo aluno? Os livros sempre estiveram disponíveis nas bibliotecas públicas e nem por isso o professor deixou de existir.
O papel do educador não é criar o conhecimento, mas levar seu pupilo pela mão pelo caminho do saber, indicando a ele onde deve parar e como cavar para encontrar o tesouro que irá ajudá-lo em seu desenvolvimento intelectual. O professor continuará a ser figura importante a ensinar o aluno COMO ele pode adquirir o conhecimento.

Nenhum comentário: