segunda-feira, outubro 30, 2006

Trabalhando no PROA 6

O construtivismo é sinônimo de valorização dos conteúdos, pois se há construção na escola é sempre construção de conhecimentos.O bom professor construtivista é aquele que identifica o pensamento do aluno numa atividade e, em seguida, sabe acompanhar o percurso desse pensamento através do levantamento de hipóteses explicativas, testando-as mediante interrogatório.O professor não pode criar no aluno a estrutura que lhe falta, mas deve criar um ambiente propício ao diálogo, que desafie o aluno a justificar e demonstrar as razões pela quais adotou um dado padrão de ação. Portanto é função da escola levar o aluno a refletir sobre “os porquês e os comos da ação

Um comentário:

Eduardo disse...

Oi Jamir!

Trazes várias considerações sobre construtivismo e construção de conhecimento. Sem dúvida é o que mais estamos vivenciando, discutindo e refletindo nessas últimos meses e muitas interrogações e conclusões vêm e vão a todo momento! Acredito que pelo menos muitos de nós passamos por isso!

A tua reflexão abre espaço para conversarmos bastante... acho que podemos começar pelo início!
É comum ouvirmos que professores construtivistas não se importam com os conteúdos, por outro lado trazes exatamente que o conteúdo é valorizado, justamente pela construção de conhecimento!
Pensando na tua experiência no PA e na tua escola, podes nos trazer situações ou produções nas quais vês a valorização dos conteúdos?
O que achas da proposta?
Pelos teus vários relatos aqui no blog, acredito que tenhas muitas situações para comentar, certo! Vamos começar por alguma!

Um abraço,
Eduardo.