MATEMÁTICA -
REORGANIZAÇÃO CURRICULAR – 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental
CONTEÚDOS 6º 7º 8º 9º
Números e Operações
Sistema de numeração em diversas bases
Sistema de numeração decimal
Conjunto dos números naturais e operações
Sistema de numeração romano
Conjunto dos números racionais absolutos e operações (frações e decimais)
Sistema monetário (aplicação do sistema de numeração decimal)
Expressões numéricas (A partir de situações-problema)
Conjunto dos números inteiros e operações
Conjunto dos números racionais relativos e operações
Equação de 1º grau e sistemas
Inequação de 1º grau
Razões, proporções e aplicações
Conjunto dos números reais
Expressões algébricas
Produtos notáveis e fatoração
Frações algébricas
Juros simples e composto
Radicais
Equação de 2º grau e sistemas de equações
Funções de 1º e 2º graus
Espaço e Forma
Dimensionalidade
Figuras geométricas planas
Sólidos geométricos
Grandezas e Medidas
Sistema de unidades de medida de comprimento
Conceito e determinação do perímetro de figuras planas
Sistema de unidades de medida de massa
Sistema de unidades de medida de capacidade
Sistema de unidades de medida de tempo
Sistema de unidades de medida de superfície
Conceito e determinação de área de figuras planas
Sistema de unidades de medida de volume
Conceito e determinação do volume de sólidos geométricos
Ângulos
Semelhança de polígonos
Razões métricas e trigonométricas no triângulo retângulo
(Teorema de Pitágoras; seno cosseno e tangente)
Segmentos proporcionais (Teorema de Talles)
Tratamento de Informação
Organização, leitura e interpretação de informações na forma de tabelas, gráficos e imagens (ferramenta para os outros conteúdos)
Estimativas
Probabilidades
Estatística: média, mediana e moda
Preocupações básicas: linguagem matemática e pensamento lógico
Tendências em Educação Matemática: História da matemática, Resolução de problemas, Jogos
Desenho curricular
6º ANO
Objetivo Geral
Ampliar o conceito de número natural e racional absoluto, respectivas operações e
propriedades, a classificação de figuras geométricas, de medida e de tratamento de informação.
Campos de Estudo Conteúdos
Números e Operações
Sistemas de numeração
- Sistema de numeração em diversas bases
- Sistema de numeração decimal
. Conjunto dos números naturais
. Operações com números naturais: adição e subtração multiplicação e divisão; potenciação e radiciação (como inversas)
. Propriedades das operações de adição e multiplicação
- Sistema de numeração romano
Conjunto dos números racionais absolutos
- Frações
. Conceito de fração
. Representações de frações
. Operações com frações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação
- Números decimais
. Conceito
. Representações
. Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão)
Sistema monetário
Expressões numéricas no conjunto dos números naturais e racionais absolutos (frações e decimais), com e sem parênteses, a partir de situações-problema
Espaço e Forma
Estudo da dimensionalidade: distinção entre comprimentos, superfície e volumes, com destaque para as dimensões (comprimento, largura e altura)
Definição e classificação das figuras geométricas planas: círculo e polígonos
Distinção entre os sólidos: poliedros e não poliedros
Grandezas e Medidas
Sistema de unidades de medida de comprimento
- Conceito de perímetro
- Determinação do perímetro de figuras geométricas planas
Sistema de unidades de medida de massa
Sistema de unidades de medida de capacidade
Campos de Estudo Conteúdos
Tratamento de Informação
Organização de informações na forma de tabelas e gráficos
Leitura e interpretação de tabelas, gráficos e imagens
Estimativa de possibilidades de resultados
7º ANO
Objetivo Geral
Formar o conceito de número inteiro e racional relativo com base no conjunto dos números naturais e racionais absolutos, assim como sistematizar as noções de álgebra, utilizando linguagem própria, traduzindo e generalizando situações matemáticas (espaço e forma, medidas e números).
Campos de Estudo Conteúdos
Números e Operações
Conjunto dos números inteiros (ampliação do conjunto dos números naturais a partir da história da matemática)
- Conceito de número inteiro
- Representações: escrita, numérica e geométrica
- Oposto ou simétrico
- Operações: adição, subtração; multiplicação, divisão, potenciação
e radiciação
- Propriedades das operações de adição e multiplicação
Conjunto dos números racionais relativos: ampliação do conjunto dos racionais absolutos e inteiros
- Conceito de número
- Representações: escrita, numérica e geométrica
- Oposto e inverso
- Operações e propriedades da adição e da multiplicação
- Expressões numéricas no conjunto dos números racionais relativos
(com parênteses, colchetes e chaves)
Educação algébrica
- Equação de 1º grau com uma incógnita
. Conceito de equação (iniciando com expressão algébrica)
. Resolução de equações, preferencialmente, a partir de situações-problema.
- Equações de 1º grau com duas incógnitas e sistemas
- Inequações de 1º grau: conceito e resolução
Espaço e Forma
Estudo das figuras planas (triângulos, quadriláteros e círculos)
- Construção das figuras planas
- Elementos das figuras planas
Campos de Estudo Conteúdos
Grandezas e Medidas
Sistema de unidades de medida de comprimento
- Conceito de perímetro
- Determinação do perímetro de figuras geométricas planas
Sistema de unidades de medida de massa
Sistema de unidades de medida de capacidade
Sistema de unidades de medida de superfície
- Construção das unidades de medida e relações entre unidades de medida
- Identificação da base
- Conceito de área
- Dedução de fórmulas para determinação de áreas de figuras planas: triângulos, quadriláteros e círculos
- Determinação de áreas de figuras planas, preferencialmente, a partir de situações-problema
Tratamento de
Informação
Organização de informações na forma de tabelas e gráficos
Leitura e interpretação de tabelas, gráficos e imagens
Estimativa de possibilidades de resultados
8º ANO
Objetivo Geral
Formar o conceito de número real, a partir da união dos conjuntos dos números racionais relativos com os números irracionais, introduzir os conceitos de razão e proporção e ampliar os conhecimentos algébricos e geométricos.
Campos de Estudo Conteúdos
Números e Operações
Razões, proporções e aplicações
- Conceito de razão
-. Razões especiais (densidade demográfica, velocidade média, escala, porcentagem)
- Conceito de proporção
- Propriedades das proporções
- Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
- Regra de três: simples e composta
Ampliação dos conjuntos numéricos: introdução do conjunto dos números reais a partir dos racionais e da inclusão dos irracionais
Educação algébrica
- Expressões algébricas (polinômios)
. Conceito
Campos de Estudo Conteúdos
. Classificação de acordo com o número de termos
. Valor numérico
. Operações: adição, subtração; multiplicação, divisão e potenciação
- Produtos notáveis
- Fatoração
- Frações algébricas
. Conceito
. Simplificação
. Operações
Espaço e Forma
Sólidos geométricos
- Construção e planificação
- Nomenclatura
Grandezas e Medidas
Sistema de unidades de medida de volume
- Construção das unidades de medida e relações entre unidades de medida
- Identificação da base
- Conceito de volume
-. Dedução das fórmulas para determinação do volume de sólidos geométricos: prismas, cilindros, cones (retos) e pirâmides
- Determinação do volume de sólidos geométricos
- Área lateral de sólidos geométricos: prismas e cilindro
Relações entre sistemas e unidades de medida
Tratamento de Informação
Organização de informações na forma de tabelas e gráficos
Leitura e interpretação de tabelas, gráficos e imagens
Estimativa de possibilidades de resultados
9º ANO
Objetivo Geral
Ampliar o conceito de número real, respectivas operações e propriedades, assim como os conhecimentos algébricos e geométricos, com ênfase no estudo de funções, razões métricas e trigonométricas e noções de estatística.
Campos de Estudo Conteúdos
Números e Operações
Juros: simples e composto
Conjunto dos números reais
- Conceito
- Representação na reta numérica
- Operações: potenciação e radiciação
Radicais
- Nomenclatura
- Operações
Equação de 2º grau e sistema de equações de 2º grau
- Conceito
- Resolução, preferencialmente, a partir de situações-problema
Funções
- Conceito
- Coordenadas cartesianas
- Função de 1º e 2º graus - noção e representação geométrica
Espaço e Forma Representação de ângulos
Grandezas e Medidas
Ângulos
- Conceito
- Representação (espaço e forma)
- Medida de ângulos
-. Classificação dos ângulos: agudo, reto e obtuso; complementar e suplementar
- Ângulos opostos pelo vértice
Semelhança de polígonos
Razões métricas (ênfase no Teorema de Pitágoras) e trigonométricas (seno, cosseno e tangente) no triângulo retângulo
Segmentos proporcionais - Teorema de Talles
Tratamento de
Informação
Organização de informações na forma de tabelas e gráficos
Leitura e interpretação de tabelas, gráficos e imagens
Noções de probabilidade
Noções de estatística: média, mediana e moda
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
matemática. Brasília: MEC/SEF. 1998.
GRANDO, Neiva Ignês; MARASINI, Sandra Mara. Educação matemática: a sala de aula como
espaço de pesquisa. Passo Fundo: UPF, 2008.
MIGUEL, José Carlos – UNESP. O processo de formação de conceitos em matemática:
implicações pedagógicas. Texto disponível em:
2006.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS – Caderno do
professor/Ministério da Educação; Universidade Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo:
Unisinos; Brasília: MEC, 2006.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco e DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas. 1. ed.
Porto Alegre: ArtMed, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário