segunda-feira, junho 01, 2009

Mídias na Educação/ Metodo de pesquisa

Método: É definir um padrão, uma forma de como será aplicado determinado trabalho e seus objetivos.

Os métodos se classificam em:

Método Científico: Trilha a busca da verdade já pesquisados pelos cientistas e estudos comprovados.

Método Dedutivo: A razão leva ao conhecimento e que são estudos evidentes, lógicos e irrecusáveis.

Método Indutivo: Baseia-se na coleta de dados, observações. Conhecido também como método de investigação com isso tem a finalidade de ampliar o alcance dos conhecimentos.

Método Dialético: procura derrubar os argumentos de estudiosos (adversários).É conhecido como método crítico, pois se constroem essa pesquisa em novas hipóteses partindo da anulação das hipóteses anteriores.

Método Fenomenológico: Visa dados, sem querer decidir que esses dados sejam realidade ou aparência. Consiste em mostrar os dados e esclarecer. Trata de interpretar o que foi descrito e descobrir o valor de sua existência seja a pesquisa individuo ou objeto.

Método Hipotético Dedutivo: Se constrói uma teoria que elabora hipóteses nas quais as conclusões podem serem deduzidas.

Analisando os tipos de métodos reconhece-se que a questão do conhecimento envolve homem/mundo, sujeito/objeto para desenvolver uma discussão e compreender o verdadeiro conhecimento que se pretende alcançar.

Dentre os métodos aqui apresentados, em primeira vista pude perceber que meu projeto seria baseado somente no método científico, mas percebi que no decorrer de um projeto não nos baseamos em um só método, mas nos métodos que, sejam quais forem , serão utilizados para a conclusão de minha idéia.

Nenhum comentário: