quinta-feira, maio 21, 2009

Memorial

INTRODUÇÃO
O tema escolhido foi “Tangran ou Tangrama”, as atividades desenvolvidas foram elaboradas e aplicadas por mim e meu colega, Jamir Adolfo Correa; reunimo-nos e, a partir da escolha do título, começamos a pesquisar e desenvolver o assunto que seria aplicado no 1ª ano do Ensino Médio. Estávamos bem entrosados e com muitas idéias, afim de desenvolver uma aula diferente, na qual não somente fosse utilizado o quadro negro e exercícios, mas que fossem demonstrados outros métodos de atividades, inclusive usando sala informatizada, programas como o Rived - aplicativo educacional do software livre Linux, disponível nas escolas estaduais de ensino, cartolina, lápis de cor e cola.

DESENVOLVIMENTO
A aula foi aplicada na turma MAD 0251 e teve inicio com a apresentação da dupla. Em seguida, foi realizada a distribuição de cópias do assunto abordado com atividades referentes ao “Tangran ou Tangrama”, leitura interpretativa. Também foi mostrado um trabalho já confeccionado com cartolina, já que o tempo de apresentação não seria suficiente para construí-lo naquele momento e, logo após, um dos integrantes da dupla se dispôs a passar o molde para quem quisesse. Por meio deste objeto (Tangran ou Tangrama), foi comentado sobre as diferentes atividades que estaríamos trabalhando com os alunos, inclusive na forma de utilizar a sala informatizada e o programa Rived, quando muitos ainda não sabiam utilizá-la.

CONCLUSÃO
Por meio da amostra de um Tangran ou Tangrama, que foi construído pelos alunos, utilizando-se de cartolina, lápis de cor e cola, tentamos passar aos nossos colegas de sala a importância de trabalhar a Matemática de uma forma diferenciada, para que os alunos possam aprender de maneira mais descontraída. Existem várias formas criativas para se trabalhar com tangran, que são muito aceitas pelos alunos, que sempre se encontram muito incentivados, pois deixam de ficar condicionados aquela tradicional forma de exercícios.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE INDAIAL


Rodovia BR 470 - Km 71 – Nr. 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89 130-000 – Indaial/SC - Fone (0xx47) 281-9000 - www.uniasselvi.com.br

Nenhum comentário: