segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Projeto Mídias na Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


A INTERNET E MATERIAIS IMPRESSOS NO PROCESSOEDUCACIONAL


Cursistas:

DANIELA CABRAL

MARGARIDA ROSA SELMMER

JAMIR ADOLFO CORREA




Tutora:

Michelle Coelho Salort





JOINVILLE/25/01/2009

SUMÁRIO

1. Resumo.......................................................................................... 3

2. Introdução...................................................................................... 4

3. Objetivos......................................................................................... 6

3.1.1. Objetivo Geral........................................................................... 6

3.1.2. Objetivos Específicos................................................................ 6

4. Justificativa...................................................................................... 7

5.Referencial Teórico.................................................................. ........ 8

6. Metodologia...................................................................................... 10

7.Cronograma....................................................................................... 11

8. Considerações finais......................................................................... 12

9. Referências Bibliográficas................................................................ 13

10. Anexos................................................................................................. 14





1. Resumo


As novas tecnologias da informação e comunicação marcam uma nova etapa na educação. Percebemos nitidamente que nas escolas a tecnologia provoca certo incômodo para muitos profissionais que não fazem uso das mídias internet e material impresso, pois não adquiriram seu domínio.

O objetivo do projeto é promover a capacitação do professor permitindo que ele se sinta seguro no planejamento das suas aulas utilizando as TICs e Internet e materiais impresso como um recurso pedagógico.

Palavras chaves: Tecnologias; domínio e capacitação.



INTRODUÇÃO

Num mundo de tão rápidas transformações o domínio da tecnologia na educação, exige dos profissionais um posicionamento quanto à utilização das mesmas.

“Se somos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor”. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nasnossas mentes". (Moran, 2001)

A dificuldade dos professores em atender alunos diferentes, com diferentes ritmos de aprendizagem, pode ser contornada com o uso de tecnologias diferenciadas.

A pratica pedagógica deve abri espaço para a interação entre professor x aluno,

alunox aluno.

Desta forma o cotidiano escolar vivenciará uma aprendizagem interativa e dinâmica construindo saberes dialéticos que proporcionarão um crescimento continuo na busca do conhecimento.

A aprendizagem é um processo continuo onde professor e aluno estão inseridos na mesma aprendizagem.

A interação faz com que o professor busque se atualizar em seus saberes e praticas pedagógica.

A relação professor aluno vivenciada no contexto educacional diante das novidades tecnológicas facilita a aprendizagem construindo assim uma nova forma de ensinar .

A escola como um lugar instituído do saber pode e tem por compromisso incentivar o gosto pelo conhecimento através das tecnologias e mídias existentes como porta de entrada mais rápida para um mundo encantado em que as dificuldades tornam-se superáveis e as dores passam a serem risos.

Por inúmeras razões muito educando não tem contato com as mídias e tecnologias oferecidas pelas escolas exatamente pelas dificuldades em que os profissionais de educação encontram nos processos educacionais.

Este trabalho tem a intenção de aproximar os profissionais da educação ao novo mundo das tecnologias e informações que compõe a sua instituição escolar e assim oportunizar a cada um a facilidade de contribuir e de fazer uso do meio tecnológico no processo educativo.


OBJETIVOS

3.1.1. Objetivo Geral

Universalizar o acesso aos recursos tecnológicos internet e materiais impresso e sua aplicação nos processos educacionais, implementando a utilização da internet, disseminando, incentivando e promovendo a cultura de gestão de no uso destas mídias existentes nas escolas da rede estadual de ensino de Joinville.

3.1.2. Objetivos Específicos

l Promover a interdisciplinaridade em ambientes de aprendizagem em rede, entre os profissionais da educação; trocando idéias através da internet.

l Propor o desenvolvimento de uma cultura para a utilização dos recursos tecnológicos na práxis pedagógica; utilizando e-mail, MSN, orkut.

l Criar blogs e postar conteúdos pedagógicos conforme a grade curricular de cada série;

l Utilizar as ferramentas WEB de navegação, troca de mensagens, pesquisa utilizando sítios de busca;

l Apresentar de forma sistematizada uma atividade de aprendizagem utilizando os sítios oferecidos;

· Elaborar e apresentar uma proposta de atividade com recursos tecnológicos da internet utilizando a mídia impressa como material de apoio a ser apresentado no grande grupo.


JUSTIFICATIVA

A proposta deste projeto tem por finalidade proporcionar aos profissionais da educação oportunidade de acompanhar a evolução das tecnologias na internet, refletir sobre sua forma de utilização, inserir esses novos recursos na educação e planejar atividades adequadas com o uso da tecnologia on line, pois para desenvolver as atividades pedagógicas proposta nessa capacitação, o profissional de educação tem que ter claro que:

“ensinar utilizando a internet exige uma forte dose de atenção do profissional da educação.A navegação precisa de bom censo, gosto estético e intuição”. (MORAN, 2003).

Esperamos ao final desse processo de capacitação, provocar a redefinição das mediações que interferem nos processos de ensinar e aprender, no âmbito filosófico sócio-histórico da proposta curricular de Santa Catarina.

REFERENCIAL TEÓRICO



As mídias Internet e material impresso facilitam a vida do ser humano, e o deixa mais preparado para atuar nesse mundo globalizado que se apresenta.

O avanço tecnológico é definitivo na nossa sociedade, e com esse avanço a aprendizagem é entendida na visão de fenômeno de aprendizagem reconstrutiva.

Na visão de José Manoel Moran As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmicas e variadas, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais.

Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.(http://www.eca.usp.br/prof/moran/ acesso em 06/02/2009).

A aprendizagem se refere, a saber, lidar, procurar informações, produzir conhecimentos, enfim se virar com criatividade usando as tecnologias para estabelecer no aluno relações entre as informações para então gerar conhecimento.

“Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.” (MORAN, 2003).

A partir da Internet trabalhada o professor deve entender que na sala de aula ele pode desenvolver atividades produtivas estimulando a organização de idéias e capacidade de expressão uma vez que a internet e material impresso já estão na escola.

Ele deve perceber que a Internet e o material impresso é um meio de comunicação e informação que faz parte do dia a dia da vida dos alunos e que já é estimulado em sua própria casa.

Com o auxilio da Internet o material impresso é um apoio ao sistema virtual ou até mesmo o resultado de uma pesquisa bem elaborada e trabalhada.

Com essas mídias é entendido que o aluno é estimulado a construir auto-avaliação do conhecimento sendo ele sujeito de sua aprendizagem permitindo a releitura, a leitura seletiva, o maior ou menor aprofundamento do que se lê e constroem e também oferece grande capacidade de armazenamento de informações (imagens, textos, gráficos, etc.).



METODOLOGIA

O trabalho será executado para uma média de 30 profissionais da educação no segundo semestre de 2009 no NTE de Joinville-SC para a apropriação e uso das tecnologias e mídias existente nas escolas para que os mesmos tornem-se recursos na práxis pedagógica. Através da internet criaremos ambiente de discussão (MSN, blog, orkut), paras troca de experiências e conhecimentos adquiridos. Os professores aprenderão utilizar os recursos multiplicando os conhecimentos na escola.

A capacitação terá duração de 20 horas e no término do curso será entregue aos

cursistas o resultado da capacitação através da mídia impressa numa apresentação do resultado do trabalho aprendido.

E assim sendo promover discussão e debate sobre as dificuldades encontradas e serem solucionadas e vistas como um recurso facilitador no planejamento, possibilitando assim maior segurança na aplicação desses recursos no processo educacional e trabalharemos assim:

l Oficinas

l Instalação e manipulação do multimídia

l Elaboração de um planejamento de aula de acordo com a sua área utilizando as

diversas tecnologias, internet

l Criação de um blog educativo entre os participantes onde cada qual postará o resultados de suas pesquisas

l Postagem do planejamento no blogs.

l Impressão do planejamento para o debate e apresentação com o grande grupo.

  • Avaliação continua e globalizada.





7. CRONOGRAMA

Maio de 2009

dia 11/5

Distribuição do tutorial do curso com o passo-a-passo impresso,

Apresentação do NTE

Introdução a Internet

Debates

Criação de E-mail, MSN e orkut.

dia 12/5

Troca de mensagens e experiências através de e-mail, MSN e orkut,

Leitura de sítios oferecidos

Pesquisa utilizando editor de texto,

Debates.

dia 13/5

Navegação em sítios de busca (google, Wikipédia)

Criação de blogs e postagem das pesquisas buscadas e planejadas no dia anterior,

Interação dos blogs.

dia 14/5

Elaboração de um planejamento de aula de acordo com a sua área utilizando as diversas tecnologias,

Postagem do planejamento no blogs,

dia 15/5

Impressão de o planejamento realizado decorrer do curso de cada cursista,

Distribuição do material impresso para os cursistas,

Apresentação para o grande grupo.




  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso das tecnologias e mídias na educação é importante e necessário, pois as mesmas sempre trazem revoluções, descobertas e crescimento tanto para professores quanto alunos, quando bem planejados e executados.

Para isso é preciso que a educação use as tecnologias e mídias como recursos essenciais na construção do processo educacional.

A educação é um dos instrumentos mais importantes de que dispõem as sociedades modernas para se defender contra as desigualdades, para estabelecer, ampliar e aprofundar valores e melhorar a qualidade de vida .

Sobretudo entende-se que o resultado da aprendizagem constatada nesse projeto permitirá a reflexão sobre os critérios que definem o progresso do profissional da educação na utilização de recursos de mídias como ferramentas nos processos educacionais.

E sobretudo espera-se que os profissionais de educação saibam pensar, criticar e se expressar!

9. REFERÊCIAS

MASETTO, M. T. (2000). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. & MASETTO, M. T, & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas (SP): Papirus.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Cultura e desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: COGEN,1998.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/.Acesso em 25/01/2009






10. ANEXO

Docentes: Daniella Cabral

Jamir Adolfo Correa

Margarida Rosa selmmer

Programa

Recursos

Carga Horária/docentes

Distribuição do tutorial do curso com o passo-a-passo impresso,

Apresentação do NTE

Introdução a Internet

Debates

Criação de E-mail, MSN e orkut.

Impressora

Projetor Multimídia,

Sitio Free para leituras e conhecimento,

Criação de e-mail

4 horas (Jamir)

Troca de mensagens e experiências através de e-mail, MSN e orkut,

Leitura de sítios oferecidos

Pesquisa utilizando editor de texto,

Debates

Sítios governamentais,

Sitio do NTE,

Sitio do Yo Tube

Impressora.

Folha A4

4 horas (Daniela)

Navegação em sítios de busca (google, Wikipédia)

Caiação de blogs e postagem das pesquisas buscadas e planejadas no dia anterior,

Interação dos blogs

Projetor multimídia,

Sitio de busca free,

impressora

4 horas(Jamir)

Elaboração de um planejamento de aula de acordo com a sua área utilizando as diversas tecnologias,

Postagem do planejamento no blogs.

Projetor multimídia,

Sítios oferecidos,

Livros,

Impressora.

4 horas (Margarida)

Impressão de o planejamento realizado decorrer do curso de cada cursista Distribuição do material impresso para os cursistas

Apresentação para o grande grupo.

Projetor multimídia

Impressora.

Papéis A4

4 horas (Daniela, Margarida e Jamir)

TOTAL


20 horas

Obs: Terá direito a certificado, somente o cursista com 100% de freqüência.

Um comentário:

CeCi disse...

amigos para compartilhar os blogs http://projetomidiasnaeducacao.blogspot.com/